Os bancos devem emprestar mais dinheiro às empresas
O Governo tem na sua posse toda a informação sobre as empresas portuguesas. Através do IES (Informação empresarial simplificada) conhece a realidade contabilística das empresas. Através da segurança social, conhece o nível de rotação dos colaboradores assim como os índices salariais praticados.
Se na realidade o governo quer ajudar as PME’S, basta cruzar essas duas bases de informação e permitir às empresas que sejam honestas, que paguem justamente aos seus colaboradores, que cumpram com as suas obrigações legais, e que estejam em dificuldades financeiras, que as mesmas tenham acesso aos empréstimos garantidos pelo governo. É o próprio governo que fornecerá o nome destas ao sistema bancário. De uma forma clara e transparente, que possa ser vista e analisada por todos os interessados.
Se não for assim, continuará a existir os amigos, os interesses particulares e os “papões” que comem tudo. O estado tem que garantir a equidade da distribuição, de acordo com as necessidades daqueles que ao longo de muitos anos têm sustentado este país.